1. QUANDO ELE OCORRE?
É um dos mais freqüentes nas mulheres, principalmente na idade entre 48 e 55 anos, porém suas lesões iniciais ou precurssoras já podem se manifestar muito mais cedo.
2. QUAL A SUA CAUSA?
Existem vários fatores de risco, entre eles o início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros, parceiro com múltiplas parceiras, gravidez muito jovem, múltiplas gestações, infecção pelo HPV entre outros.
3.O QUE É O HPV?
É um vírus, transmitido quase que exclusivamente por relação sexual, que é relacionado com as verrugas genitais e ”manchas no colo do útero”. Estas manchas são chamadas de lesões intra-epiteliais (NIC) e são lesões que podem evoluir para o câncer de colo se não forem adequadamente tratadas.
4.QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Nas fases iniciais podem ser completamente assintomáticos, diagnosticadas apenas pelo exame médico. Também podem evoluir com corrimento vaginal amarelado e de mau cheiro ou até sanguinolento, alterações menstruais, sangramento após relação sexual e dor.
5.COMO DIAGNOSTICAR?
Através do exame ginecológico de rotina e coleta de material para o exame de PAPANICOLAU, que deve ser realizado pelo seu ginecologista.
6. COMO PREVENIR?
Através da realização da colpocitologia oncótica, também conhecida como exame de papanicolau, exame de lâmina ou exame preventivo: o qual deve ser realizado anualmente em toda mulher que já iniciou sua vida sexual, não importando a idade e sendo necessário também para as gestantes. Este exame encontra lesões iniciais que devem ser tratadas para impedir a progressão para uma doença maligna e em algumas mulheres deve ser realizado com intervalo menor que 1 ano.
Outras atitudes, não menos importantes , são procurar orientação do ginecologista antes de iniciar sua vida sexual e o uso de preservativos em todas as relações.
7.COMO POSSO AJUDAR MEU GINECOLOGISTA?
Comparecendo para os exames periódicos e respeitando alguns cuidados que devem ser seguidos antes da coleta do material.
Nas 72 horas antes do exame deve ser evitado manter relações sexuais, uso de preservativos, cremes ou duchas vaginais, realização de ultrassonografia transvaginal e sua menstruação já deve ter terminado há 3 dias.
O EXAME PREVENTIVO é simples e rápido, podendo detectar lesões numa fase inicial, onde o tratamento pode ser muito simples e indolor , e assim, impedir o aparecimento de uma doença mais séria.
CUIDE DE VOCÊ!!!